quinta-feira, 4 de julho de 2013

Pártenon

#ADM Poseidon


O Pártenon (usado também sem o acento [Partenon] ou Partenão) foi um dos grandes templos da deusa greco-romana Atena, construído por volta de 447 a.C. na acrópole de Atenas, e inaugurado 432 a.C. Uma das mais conhecidas construções gregas antigas. Suas esculturas influenciaram em muitas estruturas futuras. O nome "Pártenon" deriva da estátua monumental Atena Partenos, que se encontra no salão leste da construção.

Foi construído com o intuito de substituir um antigo templo, desta mesma deusa, que foi ao chão graças a uma invasão persa. Como a maioria dos templos gregos, era usado como tesouraria (um gigante "cofrinho", pra quem preferir) onde se juntava moedas e metais preciosos da região para o futuro império ateniense.

O templo foi feito para "adorarem" (rezarem, para ser mais específico) a deusa Atena. Como a maioria sabe, Atena e Poseidon tiveram uma possível luta que decidiria o nome da cidade. E, por um voto a mais, Atena venceu. Há relatos que dizem, se Poseidon houvesse ganho, a então Atenas se chamaria Poseidia. Por esse motivo, o templo era usado para adorar a Atena.




De acordo com estudos realizados, o templo de mármore branco era originalmente pintado de maneira chamativa, nas cores vermelho, azul e ouro. Na chamada “sala de adoração”, havia uma imagem de Atena, de madeira, com acabamento de marfim e ouro de aproximadamente 10 m de altura, decorada com braceletes, enfeites e outros elementos decorativos; os olhos eram feitos de pedras preciosas e no seu peito estava a cabeça de uma das górgonas (monstros da mitologia grega) em marfim.

Medidas pelo topo dos degraus, as medidas da base do Partenon são 69.5 x 30.9 metros. Os pilares tem 29,8 x 19,2 metros, com duas fileiras de colunas internamente, para suportar o telhado. No exterior, as colunas dóricas tem 1,8 x 10,4 metros. As colunas do canto são ligeiramente maiores no diâmetro. Se prolongamos a direção das colunas, veremos que elas se encontrariam num ponto congruente a cerca de mil e seiscentos metros de altura da base, não sendo aprumadas como parecem. Especula-se que as dimensões do edifício expressem a razão dourada, proposta por Pitágoras no século anterior. Esta cercado por uma colunata em octoestilo dórico, com oito colunas frontais em vez de seis como era costume na época, e dezessete de cada lado perfazendo um total de 46 colunas, se diminuirmos as comuns entre as fachadas e as laterais.

-----------------------------------------------------------------------



5 comentários: