domingo, 7 de julho de 2013

Brahma

#ADM Poseidon




Brahma (não é a cerveja), ou Brama, é o primeiro Deus Trimúrti, a trindade do hinduísmo (os outros são Vixnu e Shiva). Brahma é considerado a representação da força criadora de todo o universo. A mente cósmica, para alguns. Depois que o universo é destruído por Shiva, no oceano primordial se encontra Vixnu dormindo e flutuando (em meio à destruição do universo, a criatura dormindo). Quando o próximo universo está pronto para nascer, Brahma surge montado numa flor de Lótus brotada do umbigo de Vixnu e recria todo o Universo.

Depois que Brahma cria o universo, ele permanece em existência por um dia de Brahma, que vem a ser aproximadamente 4 320 000 000 anos no calendário hindu. Quando Brahma vai dormir, após o fim do dia, o mundo e tudo que nele existe é consumido pelo fogo. Quando ele acorda de novo, ele recria toda a criação, e assim sucessivamente, até que se completem 100 anos de Brama.

A base de Brahma é Sarasvati, o conhecimento. Assim Brahma está sentado num cisne. O cisne tem a capacidade de separar o leite da água, assim como, o conhecimento é a capacidade de separar o real do não real (absoluto de maya).
Em suas quatro mãos Brahma sustenta um lotus, os vedas, um vaso contendo amrita e abaya mudrã. O lotus representa o símbolo da pureza. Os vedas são as escrituras sagradas contendo todo o conhecimento da criação e o meio para o conhecimento. O amrita é o néctar da imortalidade e abaya mudrã abençoa com destemor.

-------------------------*-------------------------


Nenhum comentário:

Postar um comentário