quarta-feira, 10 de julho de 2013

Literatura - Mitologia Grega

#ADM Poseidon

Atualmente, existem vários livros que envolvam a Mitologia. Alguns bons, alguns ruins... (MUITO RUINS). Mas nenhum deles são realmente dispensáveis. Valem a pena. Vou falar sobre alguns:


* PERCY JACKSON E OS OLIMPIANOS



Uma das séries mais conhecidas atualmente. É uma boa série de livros. O livro conta uma história criativa dos deuses vivendo atualmente em nosso mundo. Conta a história de Percy Jackson, um garoto de 12 anos cheio de problemas, incluindo Déficit de atenção e Dislexia. Quando, perturbadoramente, descobre que é filho do Deus dos Mares, Poseidon. São 5 livros, cada qual com uma certa profecia, que deve ser cumprida. Existem centenas (realmente CENTENAS) de semi-deuses pelo mundo. Vamos dar uma breve descrição de cada um...

* O Ladrão de Raios

É o princípio do que foi contado à cima... A descoberta de parentesco, as primeiras batalhas... Nesse livro, o Raio de Zeus é roubado, e Percy e seus colegas, Grover e Annabeth, tem pouco tempo para encontrá-lo. Caso contrário, Zeus definiria guerra no Olimpo, o que, possivelmente, destruiria o mundo. 

- Avaliação: O livro é bom e criativo, admito. Mas achei um tanto infantil. Pode ser pelo fato de a história ser contada na visão de um garoto de 12 anos. Mas recomendo para quem quer entender sobre mitologia grega de um mode criativo e diferente.

* O Mar de Monstros

Neste livro, conta sobre os acontecimentos num navio "do mal", chamado Princesa Andrômeda. Nele, Luke (ajudante "do mal"), carrega os pedaços do Titã Cronos, pai de Zeus, Hades, Poseidon e Hera. 

* A Maldição do Titã

Este foi, na minha opinião, o melhor deles. Novamente, Percy é transferido para uma escola (depois de destruir praticamente todas suas anteriores). Um livro que cita vários Titãs. Em destaque, está Atlas, que faz de tudo para fugir de seu cargo como segurador do céu. São encontrados mais dois meio-sangues. O intuito desse livro acaba sendo, no fim, resgatar a deusa Ártemis, e a filha de Atena e amiga de Percy, Annabeth.

* A Batalha do Labirinto

Ao dar de cara com Cheerleaders monstruosas e mortas de fome, vê que tudo, sempre, pode ficar ainda pior. Nesse quarto volume da série, o tempo está se esgotando e a batalha entre os deuses do Olimpo e Cronos, o Senhor dos Titãs, fica cada vez mais próxima. Mesmo o Acampamento Meio-Sangue, o porto seguro dos heróis, se torna vulnerável à medida que os exércitos de Cronos se preparam para atacar suas fronteiras, até então impenetráveis. Para detê-los, Percy e seus amigos semideuses partirão em uma jornada pelo Labirinto de Dédalo um interminável universo subterrâneo que, a cada curva, revela as mais temíveis surpresas.

* O Último Olimpiano

Os meios-sangues passaram todo o ano preparando-se para a batalha contra os Titãs, e sabem que as chances de vitória são pequenas. O exército de Cronos está mais poderoso que nunca, e cada novo deus ou meio-sangue que se une à causa confere mais força ao vingativo titã. Enquanto os Olimpianos se ocupam de conter a fúria do monstro Tífon, Cronos avança em direção à cidade de Nova York, onde o Monte Olimpo está precariamente vigiado. Agora, apenas Percy Jackson e seu exército de heróis podem deter o Senhor do Tempo. O combate que pode acarretar o fim da civilização ocidental ganha as ruas de Manhattan (já pensou que irado uma batalha olimpiana na rua da sua casa?), e Percy tem a terrível sensação de que sua luta, na verdade, é contra o próprio destino. É nesse momento que a sinistra profecia acerca do décimo sexto aniversário do herói se revela, e ele, enfim, encontra seu verdadeiro caminho.

Obs.: Para os mais cabeças duras, aquele último da foto, Os Arquivos do Semi-Deus, é apenas contos separados de Percy e seus amigos. 

ENFIM... É INFANTIL MAS É BOM. LEIAM.

* GOD OF WAR


A história se baseia no jogo (mas no livro diz que é ao contrário). É um livro bom, conta cada detalhe, cada lugar, e não esquece nenhuma menção. O enredo não preciso passar aqui, pois se você já jogou God of War I, já sabe tudo que acontecerá neste livro. É um tanto cansativo. Sério. Ele é descritivo demais. Algumas vezes para dar um clima, o autor faz Kratos falando sozinho (com certeza ele também achou descritivo demais). Mas quando há diálogos, não se arrependemos, pois são todos complexos e bem descritos. Ao ler este livro, para aqueles que literalmente viajam quando estão lendo algo (por exemplo eu), pode se sentir na pele de Kratos, devido aos seus grandes detalhes. Vale a pena. A cada vez que Kratos irá ganhar um daqueles Boss dos Deuses, descrevem um capítulo de como decidem ajudá-lo. Eu li, e recomendo. Mas se você gosta de livros por diálogo (por exemplo o Percy Jackson, que é só conversa fiada o livro todo, até porque o próprio livro é o protagonista falando com você), não é TÃO recomendado.

* OS HERÓIS DO OLIMPO


É uma série-contínua quase que direta de Percy Jackson e os Olimpianos... Mas essa série parte mais para o lado Romano da crença... Pois até os nomes usam diferente, por exemplo, nessa série, Zeus é apenas mencionado como "Júpiter". A premissa é a mesma dos outros livros do autor, continuando os acontecimentos narrados em O Herói Perdido. Rick Riordan, apresenta toda aventura em terceira pessoa, nas perspectivas de cada personagens, alternando em cada capítulo. É fascinante como o autor foge dos clichês, mesmo muitos aspectos terem sidos abordados no livro anterior. Ele consegue transformar aquele momento sem graça em algo interessante e importante para acompanhar a sequência, o passado e as consequências de nossos heróis. As amarras também são perfeitas, e com tanta perfeição me fez questionar onde entraria as falhas. A mitologia grega amarrada com a romana como algo importante para a trama, mesmo correndo o risco de deixar o leitor perdido nas mudanças dos nomes dos deuses, o autor joga irônias dos próprios personagens para cortar essa falha."

* O Herói Perdido

Depois de salvar o Olimpo do maligno titã Cronos, Percy Jackson e seus amigos trabalharam duro para reconstruir seu mais querido refúgio, o Acampamento Meio-Sangue. É lá que a próxima geração de semideuses terá de se preparar para enfrentar uma nova e aterrorizante profecia. Os campistas seguirão firmes na inevitável jornada, mas, para sobreviver, precisarão contar com a ajuda de alguns heróis, digamos, um pouco mais experientes — semideuses dos quais todos já ouvimos falar (os "mocinhos" Percy, Annabeth, Grover, etc.)

* O Filho de Netuno

A vida de Percy Jackson é assim mesmo: uma grande bagunça de deuses e monstros que, na maioria das vezes, acaba em problemas. Filho de Poseidon, o deus do mar, um belo dia ele acorda de um longo sono e não sabe muito mais do que o seu próprio nome. Mesmo quando a loba Lupa lhe conta que ele é um semideus e o treina para lutar usando a caneta/espada que carrega no bolso, sua mente continua nebulosa. De alguma forma, Percy consegue chegar a um acampamento de semideuses, mas o lugar não o ajuda a recobrar qualquer lembrança. A única coisa que consegue recordar é outro nome: Annabeth. Com seus novos amigos, Hazel e Frank, Percy descobre que o deus da morte, Tânatos, está aprisionado e que Gaia pretende reunir um exército de gigantes para dominar o mundo e reescrever as regras da vida e da morte. Juntos, os três embarcam em uma missão aparentemente impossível rumo ao Alasca, uma terra além do controle dos deuses, para cumprir seus papéis na misteriosa Profecia dos Sete. Se falharem, as consequências, é claro, serão desastrosas.

* A Marca de Atena

Começa exatamente no ponto onde parou O Filho de Netuno, com Annabeth chegando ao Acampamento Júpiter com Jason, Leo e Piper à bordo da trirreme grega Argo II blá, blá, blá ansiosa para encontrar Percy (hmmm) e ver se ele está bem e se já não acostumou-se demais ao acampamento romano ao ponto de não querer voltar para os amigos. 

Mas toda a paranoia se mostra infundada quando os dois se reencontram. Também é a única coisa que dá certo, pois, o plano de Annabeth de pedir apoio aos semideuses romanos para derrotar Gaia vai por água abaixo. Fugindo dos semideuses romanos, os sete meios-sangues Percy, Annabeth, Leo, Jason, Piper, Hazel e Frank saem rumo à Roma, em uma missão onde devem encontrar Nico Di Angelo que foi sequestrado pelos gigantes aparentemente por saber algo sobre as portas da morte mencionadas na profecia.

* A Casa de Hades

Bom, esse é o quarto livro da série e está para ser lançado ainda... Então vou achar a sinopse que encontrei:
"Annabeth e Percy caem em um poço que os leva direto ao Tártaro. Os outros seis semideuses e um satiro devem colocar de lado sua dor e seguir as instruções de Percy para encontrar o lado mortal das Portas da Morte. Se eles conseguirem vencer as forças de Gaia pelo caminho, e Percy e Annabeth sobreviverem à Casa de Hades, então os sete serão capazes de fechar as portas de ambos os lados e evitar o levante dos gigantes de Gaia. Por outro lado, se as portas forem seladas, como Percy e Annabeth escaparão?
Eles não têm escolha. Se os semideuses não tiverem sucesso, o exército de Gaia nunca poderá ser derrotado. Eles não têm tempo. Em cerca de um mês, os romanos marcharão sobre o Acampamento Meio-Sangue. Nunca antes os riscos foram tão grandes… Para aumentar o suspense em relação a capa do livro porque "Segundo a Lenda ao trazer de volta sua amada não se pode olhar para tras" e na capa Percy olha para trás , Rick Riordan(escritor do livro) faz um comentario assim "Percabeth ou Percadeath?" que é um trocadilho de Percabeth, que é o nome do casal Percy e Annabeth com Percadeath, no que death significa morte..."

* OLIMPO EM GUERRA


* Pégasus e o Fogo do Olimpo

Emily é uma menina de 13 anos que perdeu a mãe há apenas três meses e mora com o pai em uma cobertura em Nova York. Em uma noite de tempestade ela escuta barulhos incessantes no terraço de seu apartamento, ao subir se depara com o maravilhoso Pégasus em carne, osso e mitologia no meio das roseiras da sua mãe.  Ao se aproximar e tentar cuidar dele, ela percebe que não conseguirá sozinha, então decide pedir a ajuda de Joel, um garoto de sua escola que relutantemente acaba por ajuda-la se tornando um companheiro na jornada que ela deverá enfrentar. Pégasus mostra a Emily então que caiu do Olimpo com um jovem rapaz, que na verdade é Paelen um dos Olimpianos que tentou roubar as rédeas de Pégasus, durante a pior batalha que o Olimpo já enfrentou.  Problema é que a batalha chegou até Nova York e os inimigos que Pégasus enfrentaram estão atrás não só dele, mas de Emily também.

* Pegasus e a Batalha Pelo Olimpo

A jovem Emily renasceu nas chamas, virou o Fogo e salvou o Olimpo da destruição. Com isso os Olímpicos retomaram o que era deles e restauraram a paz, mas não por muito tempo: os terríveis Nirads só tinham perdido uma batalha e começaram a dar sinais de que poderiam atacar novamente. Apesar disso, Emily só tinha um pensamento: salvar seu pai das garras da UCP, a agência governamental que o mantinha preso na Terra. Para isso contará com a ajuda de Joel, seu melhor amigo, Paelen, o Olímpico renegado que virou herói e Pegasus, o garanhão alado e companheiro inseparável.

* Pegasus e os Novos Olímpicos

Depois de derrotar as górgonas, salvar seu pai e o reino Nirad, Emily agora se depara com um novo desafio. Depois de voltar a Terra, seu pai, Steve, descobre que há um cavalo igual a Pégasus na Califórnia, bem isso só seria possível se clonassem os Olímpicos e é exatamente isso que Emily teme, pois se Júpiter descobre que estão clonando Olímpicos na Terra ele a destruirá. Tentando salvar seu planeta natal, a menina parte então numa missão para evitar que o pior aconteça. Escoltada pela esfinge, Joel, Paelen e Pégasus eles voltam a Terra e terão que enfrentar novamente a UCP.

---------------------------------------------------------------------------------------

Bom, esses são os principais... Talvez mais pra frente posto sobre outros. Boa leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário