sábado, 6 de julho de 2013

Dionísio

#ADM Poseidon

Dionísio (ou Dioniso, ou Baco para os romanos) era o Deus greco-romano do vinho, da insânia, festas, ciclos vitais e, o mais chamativo, dos "bêbados". Filho de Zeus e da princesa Semele. Ele é o único Deus Olimpiano filho de um mortal. No certo, ele era um semi-deus.

Dionísio era conhecido com muitos nomes. Entre eles Dendrites, Bromios, Lesbos Enorches (ou apenas Enorches), e Eleutherios.

Zeus engravidou Sêmele, sem o conhecimento de Hera, e prometeu a Sêmele que esta poderia pedir o que quisesse; enganada por Hera, ela pediu que Zeus se mostrasse a ela na sua forma real, como ele se mostrava para Hera. Sem poder recusar, Zeus aparece em uma carruagem de raios e trovões, e Sêmele morre, pelo motivo de que seus olhos mortais não suportam a luz divina; Zeus pega o bebê prematuro de seis meses, e o cria na sua coxa. As irmãs de Sêmele, porém, disseram que ela tinha engravidado de um mortal, falsamente acusando Zeus de tê-la assassinado com um raio (sempre né).


Os ritos religiosos dedicados a Dioniso eram conhecidos como os Mistérios Dionisíacos. Esses cultos eram fartos de vinho (irônico, não?). Acredita-se que a maioria de seus adoradores eram estrangeiros e "intrusos", pois, como um Deus dos ciclos vitais, pediam a ele tempo de vida para aproveitar o que foi perdido em trabalho escravo. Alguns de seus adoradores entravam em tipo de transe (pode considerar como uma possessão se preferir), e se movimentavam ao ritmo de alguma melodia.

O Teatro teve muita influência sobre este Deus. Ele possuía o que poderíamos chamar de "sede teatral" na acrópole de Atenas, com lugares suficientes para 17.000 pessoas. Eram também o que chamavam de Festival de Dionísio. Um nome bem conhecido de uma peça da época, é Dionisía Urbana. Foi sugerido que cada herói trágico que sofre e morre em palco aquando do grande festival dramático de Atenas, é de facto o próprio Dioniso a ser morto. Também se propôs que o enredo do sacrifício fosse o enredo original da tragédia, e que o festival de Dionísia honrava Dioniso ao reproduzir a sua morte.


Nenhum comentário:

Postar um comentário