terça-feira, 9 de julho de 2013

Atlas

#ADM Poseidon


Atlas, ou Atlante, é um dos Titãs gregos, que teve o prazer em ser condenado por Zeus a segurar o céu eternamente. Atlas foi o primeiro rei de Atlântida, era casado com a oceânide Pleione, com quem teve 7 filhas. 

Atlas é filho de Jápeto com Climene, vem geração divina dos seres desproporcionados, violentos, monstruosos - encarnação das forças selvagens da natureza nascente, dos cataclismas iniciais, com que a terra se arrumava para poder receber, num regaço mais acalmado, a vida e a sua cúpula consciente: os humanos.

Participou diretamente da guerra entre Titãs e os Deuses. Enquanto Zeus mandou praticamente todos os Titãs para o fundo do Tártaro, reservou a Atlas um ótimo castigo ao ponto de vista dele (então porque não fez ele mesmo?): Firmar nos ombros o céu, por toda eternidade.




Hércules o aliviou por um breve tempo deste cargo, em um de seus "12 trabalhos", mas foi enganado e voltou ao seu ardoso cargo. Tinha Hércules de apanhar algumas maçãs de ouro que nasciam no jardim das Hespérides. Alertado por outro titã,Prometeu, de que apenas Atlas poderia fazê-lo impunemente, propôs a este que o fizesse, enquanto sustentava a abóboda celeste. Aliviado do grande peso, Atlas retorna, dizendo que ele mesmo faria a entrega das maçãs a Euristeu.

Percebendo a "jogada", Hércules finge aquiescer e, pretextando colocar antes um anteparo sobre seus ombros, pede ao titã que sustente os céus por um momento - ao fazer isto, o herói parte, levando as maçãs, deixando a Atlas o seu eterno suplício (FDP esse Hércules em...).

Segundo uma das versões existentes, Atlas foi posteriormente libertado de seu fardo e tornou-se guardião dos Pilares de Hércules, sobre os quais os céus foram colocados, e que também eram a passagem para o lar oceânico de Atlântida. Seu nome passou a significar "sofredor".

Há também histórias que dizem que o Monte Atlas, foi Perseu que lhe mostrou a cabeça da Medusa, e o petrificou. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário