quarta-feira, 10 de julho de 2013

Guerra das Termópilas

#ADM Poseidon



A guerra das Termópilas foi feita como "Segunda Guerra Médica" (nome dado as batalhas entre os gregos e o Império Persa), em uma aliança da pólis gregas, liderada pelo rei Leônidas, de Esparta (com um exército de 7000 homens), e o império Persa de Xerxes I (incontáveis). Durou três dias até se emboscaram no desfiladeiro das Termópilas (ou, o famoso "Portões Quentes").

A invasão persa foi uma resposta tardia à Primeira Guerra Médica, que havia terminado com a vitoria de Atenas na Batalha de Maratona. Xerxes reuniu um vasto exército e uma marinha para conquistar toda a Grécia e, em resposta à iminente invasão, o general ateniense Temístocles propôs que os aliados gregos bloqueassem o avanço do exército persa no desfiladeiro das Termópilas, enquanto bloqueavam o avanço da marinha persa no estreito de Artemísio.

Desfiladeiro das Termópilas

A guerra ocorreu entre Agosto e Setembro de 480 a.C.. Os guerreiros Persas (aproximadamente 300 000), foram barrados no desfiladeiro pelo pequeno número de guerreiros de Leônidas. Um grego logo traiu sua nação, e mostrou aos Persas uma maneira de dar a volta e emboscar por trás (ui) os gregos. Sabendo que suas linhas seriam ultrapassadas, Leônidas descartou a maior parte do exército grego, permanecendo para proteger a sua retirada, juntamente com 300 espartanos, 700 téspios, 400 tebanos.

Os persas cruzaram Beócia e capturaram a cidade de Atenas, que previamente havia sido evacuada. No entanto, buscando uma vitória decisiva sobre a frota persa, o exercito aliado atacou e derrotou os invasores na Batalha de Salamina no final do ano. Temendo ser preso na Europa, Xerxes se retirou (cagão) com a maior parte de seu exército para a Ásia, deixando o general Mardónio no comando do exército restante para completar a conquista da Grécia. Entretanto, no ano seguinte, os aliados conseguiram uma vitória decisiva na Batalha de Plateias, acabando com a invasão persa.

Faleceram nas Termópilas cerca de dois mil Gregos (muito mais que os míticos trezentos Espartanos). 

Em questão do filme "300", o m,otivo de ter apenas 300 soldados Espartanos,é por apenas 300 GREGOS terem participado da guerra.
Estátua de Rei Leônidas, de Esparta

Nenhum comentário:

Postar um comentário