Elêusis é uma cidade da Grécia Antiga em que se realizavam cultos Mistérios de Elêusis. Está a cerca de 30 km à noroeste de Atenas. A origem do nome "Elêusis", vem do herói Elêusis, que acreditava-se ser filho de Hermes e Daíra.
Uma cidade muito famosa na Grécia Antiga; a cidade era evitada o máximo possível, pois havia uma lenda de que lá havia um monstro. Procrusto, que era o monstro que possivelmente vivia lá, era um vendedor ambulante de camas, e ele possuía mais de dois metros de altura. Por suas camas serem muito compridas, e seus clientes muito pequenos para elas, ele pegava as pessoas e as esticava cruelmente para servirem em suas camas. Foi morto por Teseu. Hoje a cidade é apenas um subúrbio da cidade de Atenas, e se chama Eleusina.
--------------------------------------------------------
* Mistérios de Elêusis
Os Mistérios Eleusinos eram ritos para iniciar os cultos das deusas agrícolas Deméter e Perséfone. Os moradores de Elêusis eram praticamente todos adoradores desta duas deusas. Deméter e sua filha, Perséfone, presidiam aos pequenos e aos grandes mistérios.. Muitos desses mistérios ainda não foram totalmente desvendados; no entanto, no grande complexo de templos de Elêusis, notadamente no grande Templo de Deméter, o Telesterion, os estudiosos têm descoberto esculturas e pinturas em vasos que representam alguns desses ritos.
Um dos vasos encontrados no Templo de Deméter |
Se o povo reverenciava em Deméter a terra-mãe e a deusa da agricultura, os iniciados viam nela a luz celeste, mãe das almas e a Inteligência Divina, mãe dos deuses cosmogônicos. Os sacerdotes de Elêusis ensinaram sempre a grande doutrina esotérica que lhes veio do Egito. Esses sacerdotes, porém, no decorrer do tempo, revestiram essa doutrina com o encanto de uma mitologia plástica, repleta de beleza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário