sábado, 18 de janeiro de 2014

Serket

#ADM Poseidon


Serket é a deusa escorpião egípcia, filha de Rá. Também é conhecida/chamada de Selchis, Selkhet, Selkis, Selkhit, Selkit, Selqet, Serkhet, Serket-Hetyt, Serqet e Serquet. A sua representação mais comum correspondia à de uma mulher com um escorpião na cabeça, tendo o escorpião a cauda erguida, estando pronta para atacar. Em mais raras representações, mostrava-se um escorpião com cabeça de mulher, ou vice-versa (já que é o modo mais comum representado os deuses egípcios).

Segundo alguns autores, o chamado Rei Escorpião terá prestado culto a esta deusa. Selket era uma deusa do Baixo Egito, embora não se conheça exatamente de que localidade. Contudo, o seu culto acabaria por difundir-se por todo o Egito. 

Era a mãe do deus serpente Nehebkau, que vivia no mundo dos defuntos, e sua obrigação era defender a realeza. Devido a esta associação, Serket era vista como guardiã de uma das quatro portas do mundo subterrâneo, prendendo os mortos com correntes. Quando Nehebkau tornou-se um divindade benéfica, Serket seguiu o mesmo caminho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário