#ADM Poseidon
Na mitologia grega, Poseidon (ou Posídon) era o grande deus dos mares, um homem muito forte, com barbas e sempre representado com seu tridente na mão (uma das três partes da Lança de Trium), e as vezes com um golfinho. Na mitologia romana, Poseidon é conhecido como Netuno. Era filho dos titãs Cronos e Réia. Seu palácio ficava no fundo do mar e com seu tridente causava maremotos, tremores, além de fazer brotar água do solo.
Poseidon era casado com Anfitrite, filha dos titãs Oceano e Tétis. Quando se conheceram, Poseidon se apaixonou por ela, mas Anfitrite o recusou e Poseidon a obrigou a casar-se com ele, porém, para não casar, ela se escondeu nas profundezas do oceano, e só sua mãe sabia onde ela estava. Com o passar do tempo, Anfitrite mudou de idéia e foi atrás de Poseidon , com quem se casou e ficou sendo a rainha do oceano.
Irmão mais velho de Hades e Zeus, assim que nasceu foi engolido por Cronos, que o mesmo temia por seus filhos se rebelassem contra ele. Assim como Hades também foi. Quando seu irmão caçula, Zeus, nasceu foi enviado por Réia para ser criado longe dali (mas esta é outra história, confira AQUI), e, quando ficou mais velho, voltou para libertar seus irmãos, dando a Cronos uma mistura que o fez vomitar seus filhos. Depois disso, os três subiram para o Monte Olimpo, e lá "dividiram" o planeta. Zeus ficou com o céu, Hades com o sub-mundo e Poseidon com o mar.
Outro grande marco foi sua batalha contra sua sobrinha Atena, para disputar o nome da cidade então chamada Atenas, em que Atena venceu por um voto a mais (as mulheres votaram em Atena, enquanto os homens votaram em Poseidon)...
Com Anfitrite ele teve um filho chamado Tritão, que aterrorizava os marinheiros com um barulho espantoso que ele fazia quando soprava o búzio, um instrumento, mas também com ele fazia sons maravilhosos. Os poetas, desdobrando a personalidade de Tritão, criaram os Tritões, divindades marítimas cuja parte superior era de homem e a inferior de peixe, e que formavam, juntamente com as Nereidas, o cortejo de Poseidon. Com ela também teve Além de Anfitrite, possuiu Poseidon muitas outras esposas, para se aproximar das quais ele adotava geralmente uma metamorfose. Assim mudou-se em touro nos seus amores com uma filha de Eólo; em rio para tornar Ifomedéia mãe de Otus e Ifialte; em delfim, na sua intriga amorosa com Meleanto. Os dois filhos mais conhecidos foram o Ciclope e o gigante Órion. Poseidon disputou com Atena, a deusa da sabedoria, para ser a deidade da cidade hoje conhecida como Atenas, porém Atena ganhou a competição e a cidade ficou conhecida com o seu nome.
Na história da Guerra de Tróia, Poseidon e Apolo ajudaram o rei na construção dos muros daquela cidade e a eles foi prometida uma recompensa, porém tinham sidos enganados, pois o rei não os recompensou. Foi então que Poseidon muito enfurecido se vingou de Tróia e enviou um monstro do mar que saqueou toda a terra de Tróia e durante a guerra ele ajudou os gregos.
Poseidon é também o pai de Pégaso, um cavalo alado gerado por Medusa, por esse motivo sempre esteve muito ligado aos cavalos e foi o primeiro a colocar cavalos na região. Outro caso de amor muito conhecido de Poseidon foi com sua irmã Demeter, ele a perseguiu e ela para evitá-lo se transformou em égua, porém ele se transformou em um garanhão e com ela teve um encantador cavalo, Arion. Poseidon era um deus muito importante e celebravam em sua honra os Jogos místicos, constituídos de competições atléticas e também de musicas e poesias, realizados de dois em dois anos.
SEUS FILHOS (SEMI-DEUSES):
Boeotus e Heleno, por Antíopa.
Agenor e Belo, por Líbia.
Belerofonte, por Eurínome.
Leuconoe por Temisto.
Hirieu, por Alcíone.
Abas por Aretusa.
Ephoceus por Alcíone.
Dictys por Agamede.
Evadne por Lena.
Megareu por Oenope.
Cygnus por Calyce.
Periclymenus e Anceu por Astipaleia.
Neleu e Pélias por Tiro.
Eupemus, Lico e Nicteu por Celaeno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário