Anúbis, por incrível que pareça, é o nome grego dele. Sim, os gregos tem mais deuses que a população do Taiti, e ainda se intrometem nos egípcios. Era conhecido no Egito como Inpu (ou Anup, Anpu ou Ienpw). É o Deus Chacal (também podemos grifá-lo como Deus da Morte), responsável pela mumificação. Esposa de Anput. Teve uma filha com ela, chamada Kebechet.
Depois do julgamento que os mortos teriam com Osíris (a diferença de peso entre a Pena da Verdade e seu coração), era Anúbis quem guiaria os espíritos para retornar e pegar seu corpo.
Osíris foi a primeira Múmia do Egito, feito por seu filho Anúbis. Os sacerdotes de Anúbis, chamados "stm", usavam máscaras de chacais durante os rituais de mumificação. Anúbis é uma das mais antigas divindades da mitologia egípcia e seu papel mudou à medida que os mitos amadureciam, passando de principal deus do mundo inferior a juiz dos mortos, depois que Osíris assumiu aquele papel. O papel funerário de Anúbis, é muito importante, pois depois da mumificação os egípcios acreditavam, que o coração era entregue ao Deus Anúbis, ele pesava-o em conjunto com a Pena da Verdade, se o coração fosse mais pesado que a pena, era pesado de maldade e Ammit, o Deus Leão, comia-o, mas se fosse leve de bondade, Anúbis levava-o num barco a atravessar o Rio Nilo para ir ter com o Deus Osiris, Deus da Morte e do Submundo, ao mundo dos mortos, para viver a vida após a morte.
A associação de Anúbis com chacais provavelmente se deve ao fato de estes perambularem pelos cemitérios. O Anúbis era pintado de preto, por ser escura a tonalidade dos corpos embalsamados. Apesar de muitas vezes identificado como "sab" (chacal), e não como "iwiw" (cachorro), ainda existe muita confusão sobre qual animal Anúbis era realmente. Alguns egiptólogos se referem ao "animal de Anúbis" para indicar a espécie desconhecida que ele representava. As cidades dedicadas a Anúbis eram conhecidas pelo grande número de múmias e até por cemitérios inteiros de cães.
Mais tarde, Anúbis foi combinado com Hermes (não sei porque foram inventar uma b#@$% dessa), e surgiu Hermanúbis
Nenhum comentário:
Postar um comentário